27/04/2024
SegmentosVelha Guarda

Galeria da Velha Guarda

Galeria da Velha Guarda da Portela

José Vieira, ex-presidente da Galeria da Velha Guarda, explica que, quando surgiu a Associação das Velhas Guardas, percebeu-se que havia a Velha Guarda da Portela, a Ala do Cabelo Branco, da Império Serrano, e a Galeria da Velha Guarda da Mangueira, ficando decidido que todas as velhas guardas iriam se chamar Galeria da Velha Guarda.

Atualmente (2020) são 93 integrantes, entre eles, ex-ritmistas, ex-baianas, ex-compositores, ex-presidentes de alas, ex-desfilantes, ex-diretores. Contundo este total sempre varia. Para fazer parte dessa família a principal exigência é ser portelense e ter uma história na escola. Preenchidos estes requisitos, basta fazer o pedido, o qual será analisado pelo grupo, dizendo o porquê de querer fazer parte da Galeria da Velha Guarda.

Esclarecendo qualquer confusão que possa ocorrer, o Sr. Vieira explica que, apesar de a Velha Guarda Show, formada por veteranos compositores, ter uma agenda de atividades própria, na verdade ambas constituem uma só Velha Guarda, preservando unidas o nome e os valores da Portela.

A Galeria da Velha Guarda da Portela foi a primeira a promover o Encontro de Grupos Musicais das Galerias das Velhas Guardas, que ocorreu em 22 de setembro de 2018. Participaram deste evento os Grupos Musicais das GVG da Portela, do Acadêmicos do Salgueiro e da Imperatriz Leopoldinense.

Todos os meses são realizados eventos que, geralmente, começam com um almoço. Os eventos em outras agremiações, como o Encontro das Bandeiras, ocorrem quase todo domingo. Alguns são agendados nos feriados.

A Galeria se apresenta tendo à frente a porta-bandeira, o presidente, os baluartes, “Mãe” e “Pai” Velha Guarda do ano e os membros enfileirados – primeiro as senhoras e depois os senhores. Cantam o samba do carnaval do ano vigente. No final desses encontros a Associação das Velhas Guardas do Estado do Rio de Janeiro se apresenta da mesma forma que as Galerias, com pavilhão, diretores, porta-bandeira da Associação e demais porta-bandeiras portando o pavilhão de todas as agremiações presentes, sempre ao som do samba “Velha Guarda” de Dicró:

Velha Guarda

 
Sou velha guarda
E já provei ao mundo inteiro que sou bamba
Sou velha guarda
A espinha dorsal do samba
 
Fui mestre-sala, diretor e ritmista
Já puxei corda pra desimpedir a pista
Já corri da polícia, sem ser marginal
Já esquentei surdo, com folha de jornal
E apesar de tudo eu estou numa boa

A velha guarda é o samba em pessoa

 
Já fui carpinteiro, serralheiro e artesão
Até a minha casa já serviu de barracão
Já dei muito tapa em otário vacilão

Só pra defender meu pavilhão

 
Já namorei passista, mulata e porta-bandeira
Fui apaixonado por baiana e costureira
E essa juventude que começa a desfilar
Será a velha guarda de amanhã
 
 

A Galeria da Velha Guarda no desfile de 2020

As atividades são abertas à comunidade. É com o dinheiro arrecadado nesses eventos que eles pagam as despesas de sua casa, A Portelinha, situada na Estrada do Portela, nº 446, em Oswaldo Cruz.

Nas primeiras sextas-feiras do mês ocorre reunião em que todas as questões são discutidas e postas em votação. Curioso é que, ao chegar, cada um vai tomando seu assento. Os homens colocam-se de um lado e mulheres de outro. Ao final da reunião todos se juntam no cantinho da Velha Guarda onde tomam cerveja, comem alguns petiscos e conversam.

Além das atividades promovidas na Portelinha, a Velha Guarda faz passeios, participa de eventos em outras agremiações, portando o pavilhão, levando seus integrantes uniformizados e cantando sambas antigos da escola.

A nova diretoria da Galeria da Velha Guarda, eleita no dia 23 de novembro de 2019, é a seguinte:

Presidência Aimoré Cândido de Azevedo, tendo Roberto Camargo na vice-presidência. A Secretária é Márcia Baptista Marinho, com Pedro Nunes da Silva e Tércio Cândido de Azevedo na Tesouraria. Guaracira da Silva Rocha é diretora do Departamento Social e, no Departamento Feminino, estão as colegas Leni da Rocha D’Almada e Cleonice Vianna. O diretor de Patrimônio é Carlos Alberto Soares e, no Departamento Comercial está Osvaldo Veiga. Já o representante  na Associação das Velhas Guardas do Estado do Rio de Janeiro é Álvaro Albano. (http://www.gresportela.org.br/Noticias/Detalhes/novo-presidente-da-galeria-da-velha-guarda-da-portela-exalta-missao-da-instituicao)

Perfil da Galeria da Velha Guarda no Facebook é https://www.facebook.com/gvg.portela .

Pesquisa e criação de texto: Fábio Pavão, Rogério Rodrigues e Lucia Pinto. Atualização: Marcello Sudoh

Deixe uma resposta

error: Copyright! Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: