15/05/2024
Anos 40Outros Carnavais

1946

1946 Alvorada do Novo Mundo

Mal terminou a guerra e os sambistas começaram a fazer planos para o carnaval de 1946. Seria um espetáculo grandioso. As escolas que preferiram se afastar durante o período do conflito voltariam em grande estilo. Animada, a União Geral das Escolas de Samba decidiu que todas as agremiações teriam que trazer enredos alusivos à vitória aliada. 
 
O desfile, marcado para a Avenida Presidente Vargas, em frente à escola Rivadávia Correia, traria uma novidade importante, que era a proibição do improviso e a obrigatoriedade da segunda parte, determinando os rumos que o samba seguiria nos carnavais seguintes.
 
Outro ponto de destaque no regulamento era a proibição de carros mecânicos ou puxados por animais, com a intenção de traçar uma clara diferença entre as escolas de samba dos ranchos e grandes sociedades. Entretanto, admitia os trabalhos de pasta e caramanchões, ratificando, também, a exigência da ala das baianas e a proibição de instrumentos de sopro. 
 
Coube ao artista Lino Manuel dos Reis idealizar o enredo da Portela. “Alvorada do novo mundo” seria o fechamento da série de enredos patrióticos que a escola apresentou nos últimos anos, orientada pela UNE e pela LDN. E a Portela pisou forte na avenida . A equipe de barracão, liderada por Lino, criou alegorias que fizeram enorme sucesso, como as que representavam a “volta das forças armadas” e os “acordos ministeriais”.
 
Um panteão alegórico representava as “nações unidas” vitoriosas, trazendo a figura de Hitler esmagado e Mussolini enforcado. As criações fortes idealizadas por Lino representavam o sentimento que regia o imaginário popular naquele período. 
 
Hitler ajoelhado
 
Ao som de mais um samba de Ventura, que atendia perfeitamente às novas exigências do regulamento, o povo via a representação dos adversários da democracia sendo humilhados e aplaudia. No final, uma alegoria mostrava o Tio Sam em pé, vitorioso, e Hitler ajoelhado. A empatia com o público foi imediata.
 
A comissão julgadora, formada por Manoel Piló, Cristóvão Freire, Armando Santos e Nourival Dalier Pereira, avaliou quesitos novos como indumentária, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira e iluminação dos préstitos, além dos já existentes samba, harmonia, bateria, bandeira e enredo. 
 
Após sete horas de desfile, como o público já esperava, a Portela sagrou-se novamente campeã, totalizando 80,6 pontos. Era o hexacampeonato da escola, e a já rotineira festa voltaria a tomar as ruas de Oswaldo Cruz. 
 
A Portela conquistava, assim, seu oitavo campeonato. 
 
Ficha técnica:
 
Resultado: Campeã do Grupo 1, com 80,6 pontos
Data, Local e Ordem de Desfile: 03/03/46, Domingo, Av. Presidente Vargas 
Autor(es) do Enredo: Lino Manuel dos Reis; Liga de Defesa Nacional
Carnavalesco: Lino Manuel dos Reis 
Presidente: Benício Alberto dos Santos
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Dodô e Manoel Bam-Bam-Bam 
Bateria: Mestre Betinho 
 
Samba enredo:
Autor: Ventura
 
O carnaval da vitória
É o que a Portela revela
Liberdade, progresso, justiça
Que realiza o valor de um povo herói
Jamais poderei esquecer
Essa data sagrada
Que o mundo inteiro sempre lembrará
Esse carnaval, cheio de encantos mil
Lá, lá, lá, lá, lá…
Canta, canta meu Brasil

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