27/04/2024
BibliografiaMemória

Histórias da Portela: 100 anos de glórias

Em 1923, um grupo de negros e marginalizados do subúrbio carioca se une para pensar outras formas de existir numa sociedade excludente, nasce assim o Conjunto Oswaldo Cruz. Era, de algum modo, um tipo de modernismo carioca e suburbano, preocupado com um novo projeto de país. Essa semente plantada por Paulo, Caetano e Rufino se tornou uma das instituições culturais mais importantes do nosso país e do mundo: a Portela. 

Desde a década de 1930, a azul e branco é responsável por definir os rumos da folia e do que constitui uma “tradicional” escola de samba. Nas tantas páginas belas deste livro, escolhemos cinco desfiles e personalidades que constituíram as características daquilo que forma o “ser Portela”. Todos eles incorporam a máxima “pés e pescoços ocupados”, que define a elegância e pompa daquela que é intitulada a “Majestade do Samba”.

 Na canção “Passado de Glória”, o compositor Monarco descreveu que “no livro da nossa história tem conquistas a valer”. Este volume é uma tentativa de fazer jus a essa trajetória centenária, e também à paixão e dedicação dos tantos corações que se deixaram levar por esse rio, que ano a ano deságua na Avenida para se tornar mais forte, mais belo e mais majestoso.

Carnavalize Editora, 2023.

Deixe uma resposta

error: Copyright! Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: